Nas Notícias

Portugal, a sida e os mitos: Um quinto acha que doença se transmite pelo beijo (estudo)

sida 2mitos hiv sidaSegundo o estudo sobre sida –‘VIH: 30 Anos, 30 Mitos’ – um em cada cinco portugueses pensa que a doença se transmite através do beijo. E há também quem considere que os homossexuais são mais vulneráveis à infeção.

Um estudo sobre a realidade da sida em Portugal, que tenta desmitificar mitos e sentir o pulso dos portugueses sobre a doença, permitiu chegar a conclusões reveladores de algum desconhecimento.

Uma em cada cinco pessoas inquiridas (22 por cento dos inquiridos) considera que a doença pode ser transmitida através de um simples beijo, o que não corresponde à realidade. As pessoas com pelo menos 65 anos de idade revelam maior desconhecimento, com aquela percentagem a subir para 35 por cento.

O estudo ‘VIH: 30 Anos, 30 Mitos’ surge precisamente na altura em que se assinalam três décadas desde que foi detetado, em Portugal, o primeiro caso de sida.

A pesquisa – que foi realizada por uma empresa de estudos de mercado, após uma encomenda de um laboratório – resulta de inquéritos a 600 pessoas. Algumas acham que o facto de se ser homosexual aumenta os riscos.

E o estudo permitiu ainda concluir que 37 por cento dos participantes entende que “estar infetado com VIH é o mesmo que um diagnóstico de morte prematura”, cita o Jornal de Notícias.

Outro mito que este estudo pretende destruir é o receio de contrair VIH/Sida em locais partilhados com outras pessoas, como um balneário, casas de banho, ou nos transportes públicos.

Mas há mais desconhecimento sobre a sida. Metade dos inquiridos acha que um mosquito que picou uma pessoa infetada pode transportar o vírus para outra pessoa sem sida. Falso. Os mosquitos não são ‘veículo de transmissão’.

Há ainda um dado perturbador. Onze por cento dos inquiridos revelaram que importar-se-iam de cumprimentar uma pessoa que estivesse infetada com o vírus.

Por outro lado, 35 por cento manifestaram que não se importariam de manter uma relação com uma pessoa infetada pelo VIH.

Sobre a sida e o trabalho, há dados a destacar. Desde logo o facto de 12 por cento dos inquiridos acharem que as empresas podem obrigar os funcionários a fazer o teste.

Cerca de metade acha que as empresas podem fazer os testes sem que os trabalhadores o saibam.

O estudo ‘VIH: 30 Anos, 30 Mitos’ vai ser hoje apresentado, numa conferência que decorre no Porto, num auditório do Diário de Notícias.

Em destaque

Subir