A autarquia da Cidade Invicta confirmou que o Porto vai receber uma super-especial na edição deste ano do Rali de Portugal, que terá como ‘palco’ a bem central Avenida dos Aliados.
Foi Nuno Santos, assessor de comunicação de Rui Moreira, quem adiantou a novidade, referindo que a ‘super-especial’ se irá denominar Porto Street Stage, sendo percorrida por duas vezes pelos concorrentes, numa extensão de 1850 metros.
“A especial vai ser realizada na Avenida dos Aliados e envolvente, correspondendo a duas passagens por uma classificativa com uma extensão de 1850 metros”, refere aquele elemento do ‘staff’ camarário.
Nuno Santos refere também que “a operação, que implica a montagem de um autêntico circuito de competição na Avenida dos Aliados e ruas envolventes, tem vindo a ser cuidadosamente estudada em toda as suas vertentes e aproveitará a experiência e materiais que a Porto Lazer possui, provententes do antigo Circuito da Boavista”.
O assessor de Rui Moreira afirma também que esta super-especial do Rali de Portugal pouco tem a ver com a iniciativa “demonstração realizada no Porto em 2010”, e garante: “Desta vez, a prova conta mesmo para a etapa portuguesa do Campeonato Mundial de Ralis e as exigências de segurança e organização são totalmente distintas, como prometem ser também o espetáculo e o retorno económico para o destino Porto”.
Aquele representante da Câmara Municipal do Porto adianta também que há meses que a autarquia prepara este evento juntamente com o Automóvel de Portugal, sendo a maior novidade da prova portuguesa do campeonato do mundo de ralis, depois da Cidade Invicta ter ficado fora do evento no ano passado, quando ele voltou a disputar-se no norte do país.
Recorde-se que a última vez que o Rali de Portugal tinha tido uma super-especial disputada nas ruas de uma grande cidade tinha sido junto ao Mosteiro dos Jerónimos, quando a prova partia de Lisboa (a que se reportam as fotos).