Motores

Porsche apresenta ‘arma’ para defender título mundial de resistência

Porsche919HY 116

À imagem da Audi, também a Porsche revelou a sua ‘arma’ para o campeonato do mundo de resistência (WEC) deste ano; o novo 919 Hybrid. Um protótipo que exibe mais do que uma nova decoração.

Para além de uma secção dianteira completamente redesenhada, a marca de Weissach faz questão de salientar que tem três pacotes aerodinâmicos para 2016, o máximo permitido pelos regulamentos do WEC.

O novo 919 Hybrid vai rodar inicialmente com muita carga aerodinâmica nos dois dias do prólogo (testes) deste fim-de-semana em Paul Ricard, antes de mudar para a opção de extrema redução de carga aerodinâmica para Le Mans.

Uma terceira opção de aerodinâmica só será utilizada após essa corrida de La Sarthe, num LMP1 que à imagem do rival da Audi viu o peso e o consumo de combustível baixarem.

Porsche919HY 216

Para 2016 a Porsche também otimizou o sistema hóbrido, com melhorias no motor elétrico e a sua colocação no eixo dianteiro, enquanto um segundo sistema de recuperação de energia foi colocado junto da conduta de escape. A eletricidade produzida é temporariamente armazenada em baterias ião lítio desenvolvidas pela marca alemã.

Tal como na Audi, também não houve mudanças na Porsche ao nível das formações de pilotos, com os campeões Brendon Hartley, Timo Bernhard e Mark Webber a guiarem o carro n,º 1, enquanto Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb guiam o nº2 em todas as nove provas do campeonato, que arranca no próximo mês em Silverstone.

Em destaque

Subir