Nas Notícias

Polícia de Moçambique recupera medicamentos de farmácias públicas à venda nas ruas

A polícia moçambicana apreendeu uma quantidade não especificada de fármacos do sistema nacional de saúde e deteve quatro suspeitos por roubo dos medicamentos, disse hoje à Lusa fonte da corporação.

Os detidos estão indiciados por assaltar farmácias publicas e depósitos de medicamentos.

Os fármacos foram apreendidos num dos maiores mercados informais de Chimoio, capital da província de Manica, centro do país, onde eram vendidos em pequenas barracas.

Os produtos estavam expostos ao sol e chuva, pondo em risco a saúde pública, disse à Lusa, Mateus Mindu, porta-voz do comando provincial da Polícia em Manica.

Nenhum dos detidos tem ligação aos serviços de saúde em Manica, acrescentou.

Contudo o grupo, sem qualquer preparação, prescrevia os medicamentos aos clientes que procuravam os seus serviços na “ala clínica” do mercado informal.

São “remédios” vendidos sem obedecer a padrões de transporte, manuseio ou administração e, por vezes, colocados em contacto com inseticidas, acrescentou.

A operação da polícia foi a primeira do género deste ano e faz parte de um plano para travar o roubo, prescrição, venda e administração de medicamentos, geralmente desviados do sistema nacional de saúde para venda nas e clínicas clandestinas, um negócio que resiste às estratégias policiais.

Em 2015, a polícia passou a lançar operações relâmpago para desativar redes de vendedores e alegados serviços clínicos.

Em destaque

Subir