Social

Polémica com irmã de Ronaldo a envolver a Deco nas redes sociais

Um texto publicado por Katia Aveiro no Facebook gerou polémica entre os seguidores da irmã de Ronaldo. Em causa, uma aparente campanha da Deco Proteste, disfarçada de post inocente, nas redes sociais. E Katia paga para promover este post. Os consumidores (que a Deco defende) gostam disto?

Não é caso único: posts publicitários. Mas quando surgem disfarçados de causa, com a Deco envolvida, só pode dar polémica.

Katia Aveiro – e outras personalidades com grande número de seguidores nas redes sociais – têm partilhado um post sobre o que chamam de “abuso por parte das operadoras” de serviços de telemóvel, rede fixa, Internet e televisão, que obrigam os clientes a refidelizações superiores a dois anos.

“Vamos unir-nos todos e com a DECO para acabar com o abuso de poder por parte das operadoras! Juntos podemos dizer NÃO à refidelização! Juntem-se a nós nesta causa”, escreve Katia (ou alguém em seu nome), num longo texto que nos remete para um site da Deco Proteste.

A questão que se coloca é pertinente: será legítimo uma associação que defende o consumidor usar este tipo de estratégias?

No fundo, o leitor acredita que está perante uma opinião de Katia Aveiro e de outras pessoas com ‘poder mediático’, quando, no fundo, esses posts não são mais do que parcerias provavelmente pagas.

Aliás, esta campanha tem amplo destaque (foto de capa) na página oficial do Facebook da Deco Proteste.

Acresce ainda que a publicação de Katia Aveiro é patrocinada. Ou seja, a irmã de Ronaldo está a pagar ao Facebook para que o seu post atinja um maior número de pessoas.

E alguns membros da comunidade de seguidores de Katia perceberam que estavam a ser fustigados com publicidade disfarçada.

“Soa a estratégia de marketing da Deco (…) Há um site oficial, que não tem nada a ver com empresas do mercado… E como se não for associado, não há ajuda para ninguém. Então, paciência. Não assino nem partilho”, escreveu uma seguidora de Katia Aveiro.

A irmã de Ronaldo respondeu. Leia o comentário:

“É livre de fazer o que quiser, contudo queria apenas esclarecer-lhe que, como o setor das telecomunicações é o setor com mais reclamações, a DECO oferece a todos os consumidores que assinarem a petição, o cartão “2anosBasta”. Este cartão permite aceder, gratuitamente, ao serviço de apoio da DECO, para resolver eventuais problemas relacionados com o serviço de telecomunicações”.

Ora, mais publicidade à Deco? Ou um comentário inocente?

O problema é que esta publicação de Katia Aveiro acaba por receber elogios e agradecimentos de pessoas que pensam que estão a ser genuinamente bem aconselhadas, quando, na verdade, estão a ser encaminhados para um produto da Deco Proteste.

Veja a publicação:

Basta! Juntos podemos dizer NÃO à refidelização:

Publicado por Katia Aveiro em Terça-feira, 20 de Outubro de 2015

Em destaque

Subir