Nas Notícias

Pneu de avião rebenta, acidente em terra e… passageira faz selfie em desespero

aviao us airways 1 400 Um dos 154 passageiros que seguiam a bordo do avião da US Airways – Airbus A320 que se despistou depois de um pneu ter rebentado, no Aeroporto de Filadélfia (EUA) – registou o desespero com um selfie em vídeo. Outra passageira fez uma foto com o aparelho como pano de fundo. E há outros acidentes a envolver aviões que são contados em vídeo. Compilamos alguns.

O Airbus preparava-se para levantar voo, nesta quinta-feira, no Aeroporto Internacional da Filadélfia, no Estados Unidos, até que um pneu rebentou.

O incidente no trem de aterragem levou o piloto a abortar a operação, com o aparelho a ficar com o nariz pousado no chão e com ameaças de incêndio denunciadas pelo fumo que saía do aparelho.

Há relatos de dois feridos ligeiros, que receberam tratamento no próprio aeroporto de Filadélfia. As equipas de emergência responderam a uma chamada da aeronave, feita às 18h30 locais (poucos minutos depois do incidente).

Os 149 passageiros e os cinco elementos da tripulação conseguiram abandonar o avião, através das mangas de emergência, e foram transportados para zona segura, sendo que uma passageira filmou a sua própria fuga.

“Ó meu Deus. O avião está a incendiar-se…”, gritava a jovem, em desespero, colocando o telemóvel apontado para o próprio rosto, ao estilo selfie, afastando-se do avião acidentado.

Outros passageiros optaram por formas diferentes de partilharem o episódio dramático: tirar fotografias aos seus rostos com o avião como pano de fundo e publicaram as imagens no Twitter.

Apesar do pânico e do incêndio que ameaçava devorar o aparelho, carregado de combustível, a situação foi controlada pelos bombeiros do Aeroporto Internacional de Filadélfia.

O voo US Airways tinha como destino a Florida (Fort Lauderdale), mas acabou por ficar em terra, com o aeroporto a suspender todos os voos previstos. A viagem (que não o chegou a ser) iniciou-se às 22h05 em Lisboa.

Veja as imagens do selfie da passageira:

https://www.youtube.com/watch?v=MUg7sA-P44w

Estes registos suscitam uma reflexão: mesmo em casos de luta pela vida, ou com receio de morte, há pessoas que não deixam de pensar nas redes sociais.

Um episódio semelhante ocorreu no Havai. Um vídeo da autoria de um passageiro que sobreviveu a uma queda de um avião foi tornado público.

O vídeo do passageiro foi divulgado agora pela cadeia televisiva ABC e mostra os momentos que antecedem a queda de avião no Havai, o próprio acidente aéreo e ainda as tentativas dos passageiros do aparelho em manter-se à tona da água, agarrados ao Cessna. Tudo gravado pelo passageiro, com uma câmara GoPro. Veja o vídeo.

Outro acidente a envolver um avião, também nos EUA, ganhou destaque nas redes sociais. O que aparentava ser um final de viagem tranquilo, nos céus da Florida, transformou-se num episódio que o piloto Rob Weber jamais esquecerá.

O aparelho seguia a mais de 270 quilómetros por hora, a cerca de 300 metros de altura. Perto do aeroporto de Page Field, em Fort Myers, um pássaro embate no vidro da aeronave e destrói parte da cabina do piloto. Veja as imagens.

Em destaque

Subir