Tecnologia

Planeta: Asteroide em risco de colisão com a Terra tem diâmetro superior ao calculado

planetaDados novos recolhidos esta semana referem que o diâmetro é 20 por cento maior que o anteriormente calculado. Risco para embate em 2029 existe, embora que muito ínfimo.

Daqui a cerca de 16 anos, por altura de 2029, existe uma probabilidade, embora que muito pequena, de um asteroide colidir com o planeta Terra. A conclusão é de um estudo científico da NASA, que observa a trajetória do ‘Apophis’ há vários anos.

Inicialmente, os cientistas calcularam o diâmetro da massa em cerca de 270 metros. Porém, novas informações recolhidas esta semana pelo telescópio Herschel apontam para um tamanho do diâmetro superior em cerca de 20 por cento, ou seja, cerca de 320 metros.

Segundo os responsáveis da Agência Espacial Europeia, isso pode fazer com que o volume do asteroide cerca maior em cerca de 70 por cento.

O ‘Apophis’ foi detetado pelos cientistas há sensivelmente oito anos e tem sido seguido com alguma preocupação. No entanto, não parece haver razão para tanto alarme, visto que a probabilidade de colisão com o nosso planeta ronda os 1,5 por cento.

Um embate desse tipo resultaria na libertação de energia idêntica à da rebentação de uma bomba de cerca de 500 mil toneladas.

Em destaque

Subir