Desporto

Pinto da Costa, o “Rei Midas”, é destaque em Espanha

O trabalho do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, foi sublinhado pelo jornal espanhol Marca, que recordou o “antes e o depois” de este ter chegado ao clube. O jejum de quatro anos foi o mote para a reportagem.

“O Rei Midas voltou”. É desta forma que a Marca finaliza uma peça dedicada ao trabalho de Pinto da Costa enquanto presidente do FC Porto.

A peça aproveitou o título conquistado pelos ‘dragões’ no passado sábado para estabelecer um paralelismo entre o antes e o depois do clube com a chegada de Pinto da Costa, naquele que foi o maior jejum de conquistas desde que o dirigente assumiu a liderança do FC Porto.

A Marca dá por isso destaque aos 16 títulos (sete ligas, quatro taças, uma supertaça e quatro edições do extinto campeonato português) até 1982, altura em que Pinto da Costa se sentou na liderança do clube.

Desde então, a mudança é radical, ao ponto do “se ter tornado no presidente com maior sucesso na Europa”, recorda o jornalista.

“Nos seis 14 mandatos consecutivos, venceu 21 das 36 Ligas – o Benfica venceu 12, o Sporting duas e o Boavista uma – e mais 12 Taças e 19 Supertaças”, escreve o jornal.

Além dos títulos nacionais, a reportagem frisa as conquistas internacionais de Pinto da Costa: duas Ligas dos Campeões, duas Taça UEFA/Liga Europa, duas Taças Intercontinentais e uma Supertaça Europeia.

Aos 59 títulos conquistados no futebol, o jornal acrescenta as restantes modalidades para dizer que, com o presidente, o FC Porto conquistou 80 por cento dos seus troféus nas diversas modalidades.

O campeonato, conquistado no sábado passado, foi o primeiro título em quatro anos, depois da Supertaça vencida por Paulo Fonseca, em 2014.

Na ressaca da vitória, Pinto da Costa considerou que o troféu “tinha um sabor especial” e agradeceu o papel de “Conceição e da sua equipa técnica” na conquista.

“Abençoado o momento em que apostei nele. Trata-se de um grande vencedor, o motor principal que impulsionou este mar azul”, assumiu.

Em destaque

Subir