Tecnologia

Não gosta de mentiras nas redes sociais? Há uma boa notícia para si

facebook like 1pheme detetor de mentirasUm projeto chamado ‘Pheme’, desenvolvido por universidades europeias, promete ‘banir’ as mentiras das redes sociais e de outros espaços, como fóruns online. Esta ferramenta promete avaliar as publicações em tempo real e determinar se são verdadeiras, rumores, polémicas ou pura e simplesmente informação inútil.

Cientistas europeus estão a desenvolver uma espécie de detetor de mentiras para proteger os utilizadores de redes sociais e de fóruns. Batizado de ‘Pheme’ (nome da deusa grega do rumor), este projeto funciona em tempo real e vai catalogar as publicações dos utilizadores, dividindo-as em diversas categorias.

Por outro lado, o ‘Pheme’ terá a capacidade de detetar se as publicações são de origens de perfis reais, ou se se baseiam em vírus que se disseminam por outros perfis das redes sociais.

Terá a capacidade analisar dados em redes sociais como o Twitter e o Facebook, sendo que na rede de Zuckerberg também os comentários poderão ser catalogados como verdadeiros ou falsos.

Mas o ‘Pheme’ é um detetor de mentiras muito completo e vai classificar essas publicações em quatro categorias: especulação, controvérsia, má informação e desinformação.

Tentará evitar comentários que não sejam reais, que não tenham base e constituam uma perceção do utilizador, que sejam problemáticos e tenham como fim gerar polémica, ou que sejam falsos.

De acordo com a BBC, este projeto europeu deverá estar concluído em três anos. Resulta de uma ideia de um investigador londrino, que em 2011 analisou diversos problemas com publicações falsas e até comentários intriguistas nas redes sociais, que tinham como finalidade gerar polémica e problemas entre utilizadores.

Recorde-se que naquele ano as redes sociais foram a plataforma para a organização de grupos que provocaram distúrbios, sendo que o papel dessas mesmas redes sociais foi colocado em causa.

Houve quem defendesse o encerramento destes espaços, mas por outro lado havia o reconhecimento da utilidade destas plataformas online, que veiculam informação útil. Assim, o ‘Pheme’ promete separar o trigo do joio.

Em destaque

Subir