Economia

Petróleo negociado a 79,55 dólares devido ao aumento da oferta

combustiveisNesta quinta-feira, o petróleo estava a ser negociação a 79,95 dólares, no Intercontinental Exchange Futures de Londres. O barril de Brent, que serve de referência para o mercado português, não tinha um preço tão baixo desde setembro de 2010. O excesso de oferta está a provocar esta variação do custo da matéria-prima.

Nesta quinta-feira, o preço do barril de Brent estava a negociar em valores inferiores a 80 dólares, como consequência de um aumento da oferta da matéria-prima.

Desde setembro de 2010 que o petróleo não apresentava valores tão baixos. Segundo a AFP, no Intercontinental Exchange Futures de Londres, o custo por barril desceu aos 79,95 dólares.

Mas a tendência de quebra do preço já se vem notando nos últimos tempos. Há um mês, o barril de brent, que serve de referência ao mercado português, atingira também mínimos de quatro anos e estava a ser negociado a cerca de um dólar (90 cêntimos).

O preço ao consumidor deve continuar a refletir esta tendência, ainda que em Portugal haja um fator que ajuda a diluir estes benefícios que a queda do preço do petróleo deveria provocar. O ISP é o mesmo, o IVA também.

Independentemente do facto de o custo do petróleo atingir mínimos de quatro anos, os impostos representam mais de metade do preço final da gasolina e mais de 40 por cento no caso do gasóleo.

Apesar de tudo, é de esperar que nos próximos tempos se verifiquem ligeiras quebras, refletidas pela descida do brent em outubro e novembro.

Em destaque

Subir