Mundo

Personalidade do ano: Time escolhe Barack Obama e coloca-o ao nível de Ronald Reagan

obama timeA popular escolha de “Personalidade do ano” pela revista Time distinguiu Barack Obama como “o arquiteto da nova América”, permitindo ao chefe de Estado repetir o prémio alcançado em 2008. Até hoje, só outro Presidente, Ronald Reagan, tinha sido eleito por duas vezes pela Time.

Barack Obama é a “Personalidade do ano” de 2012 para a revista Time, repetindo o triunfo de 2008, sendo considerado pela publicação como “o arquiteto da nova América”. Com esta capa, Obama repete um feito até agora só registado por um antecessor, Ronald Reagan: mais nenhuma personalidade conseguiu ser distinguida pela segunda vez.

A foto escolhida para a capa, depois do icónico cartaz de Shepard Fairey em 2008, retrata um Presidente mais agastado pelo cargo e de feições carregadas. Uma imagem que reflete um Barack Obama atual, de semblante preocupado com a repetição de incidentes como o do tiroteio numa escola primária.

Atrás do Presidente dos EUA nesta ‘corrida’ ficaram Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa atingida a tiro na cabeça e que se tornou num símbolo da resistência aos talibã, Tim Cook, o sucessor de Steve Jobs na liderança da Apple, Mohamed Morsi, o Presidente do Egito e uma das figuras da ‘primavera Árabe’, e Fabiola Gianotti, cientista do Laboratório Europeu de Física das Partículas que procura o famoso ‘bosão de Higgins’.

A “Personalidade do ano” volta a ser uma pessoa, depois do ano passado ter sido um símbolo, o “manifestante”. Entre as duas distinções a Obama foram ainda escolhidos Mark Zuckerberg (2010), pela influência do Facebook, e Ben Bernanke (2009), presidente da Reserva Federal Americana.

Em destaque

Subir