Economia

Portugal: Descida dos juros remete obrigações a 10 anos para valores de fevereiro de 2011

dinheiroHá quase dois anos que a taxa de juro das Obrigações do Tesouro a 10 anos não desciam dos sete por cento: está agora nos 6,986 por cento. O alívio nos juros fez-se também sentir nas maturidades a dois e a cinco anos, assim como no diferencial entre as dívidas portuguesa e alemã.

As recentes declarações do primeiro-ministro e do ministro das Finanças sobre o regresso aos mercados, no próximo ano, ganharam sustentação com uma descida das taxas de juro cobradas pelos investidores. As Obrigações do Tesouro a dez anos voltaram a um nível que já não se verificava desde fevereiro de 2011, descendo dos sete por cento e fixando-se nos 6,986 por cento.

As obrigações com maturidades a dois e cinco anos seguiram o ‘exemplo’ e também têm aliviado. A taxa de juro a dois anos desceu para os 3,45 por cento, enquanto a de cinco anos baixou para os 5,156 por cento.

O alívio é ‘reforçado’ pela diminuição do diferencial entre a dívida pública portuguesa e a alemã. Ao cair 11,5 pontos base, a diferença está agora nos 535,2 pontos.

Os analistas consideram que a descida das taxas de juro em Portugal tem o mesmo motivo pelo qual Espanha e Itália vivem um fenómeno semelhante: a agência de notação financeira Standard & Poor’s aumentou a cotação da dívida grega, em seis níveis.

Em destaque

Subir