Nas Notícias

Peregrinação a Fátima no 13 de maio: Mais de 35 mil peregrinos nas ruas movidos pela fé

fatima 1fatima peregrinação 13 maioA peregrinação do 13 de maio levará ao Santuário de Fátima mais de 35 mil pessoas, que estão a terminar (ou já o fizeram) o percurso rumo à Cova da Iria. Os peregrinos são oriundos de 24 países, entre os quais Portugal.

Em vésperas da peregrinação maior a Fátima, mais de cem grupos de peregrinos, oriundos de 24 países, incluindo Portugal, “anunciaram junto do Serviço de Peregrinos do Santuário a intenção de participarem nas celebrações da manhã de 13 de maio”.

Segundo informação oficial à imprensa, os países mais representados são Portugal, Itália, Alemanha, Polónia. Relativamente aos peregrinos portugueses, nota-se uma maior organização nesta peregrinação. São esperados 35 mil neste ato de fé.

Os peregrinos “vêm de todo o país e já não só do norte, de forma mais organizada, acompanhados por guias ou por peregrinos com maior experiência na peregrinação a pé; muitos grupos são de centenas de pessoas”, pode ler-se numa nova do Santuário, citada pela Agência Ecclesia.

Manuel Antunes, diretor do Serviço de Associações do Santuário de Fátima, destaca este aumento da segurança dos peregrinos e dá ênfase a um maior esforço das autoridades no sentido de evitar acidentes.

“De ano para ano, tem melhorado muito o trabalho da GNR, uma presença que entendemos muito importante”, afirma Manuel Antunes.

Nestas celebrações do 97.º aniversário das Aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo uma operação de segurança, que arrancou no passado dia 5 e se prolonga até 13 de maio.

O objetivo é “garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações e celebrações religiosas no Santuário de Fátima”.

“A operação tem em vista contribuir para a diminuição da sinistralidade envolvendo os peregrinos que, muitas vezes, efetuam o percurso em grupos numerosos, circulando em vias com tráfego intenso e com bermas estreitas ou com ausência das mesmas, aumentando assim o risco de atropelamento”, realça a GNR no seu site.

O policiamento daquela autoridade tem privilegiado a segurança nas vias utilizadas pelos peregrinos pedestres e envolventes ao santuário.

“Os militares integram as tarefas de aconselhamento aos peões, no âmbito da semana mundial da segurança rodoviária, procedendo à distribuição de material informativo cedido pelos promotores dessa iniciativa”, informa a GNR.

Numa segunda fase, a operação visa garantir a segurança das celebrações no Santuário de Fátima, com encerramento das ruas, por motivos de segurança.

A peregrinação de 2014 apresenta como tema ‘Mãe do amor misericordioso’. Termina na terça-feira, 13 de maio, às 10h00, com as cerimónias da Eucaristia, da bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.

Em destaque

Subir