Mundo

Pelo menos 20 mortos em naufrágio num rio no centro da Nigéria

Pelo menos 20 pessoas morreram num naufrágio no rio Buruku, na região central da Nigéria, uma área onde acidentes deste tipo ocorrem com frequência, anunciou hoje a imprensa local.

O incidente ocorreu na quarta-feira, quando um barco se virou na travessia do rio em direção à cidade de Logo com 20 passageiros a bordo, além de várias motos e bagagem.

Este naufrágio ocorre cinco anos depois de um acidente semelhante ter provocado 17 mortes na mesma área do rio.

O governador do estado de Benue, onde ocorreu a tragédia, Samuel Ortom, transmitiu as suas condolências às famílias das vítimas e instou o Governo da Nigéria a construir uma ponte na área “para prevenir a perda de vidas”, referiu em declarações recolhidas pelo jornal local The Nation e citadas pela agência noticiosa Efe.

Por enquanto, os serviços de resgate recuperaram 18 corpos e cerca de 20 motos que também transportaram a embarcação, detalhou a mesma fonte.

Os operadores do barco afirmaram ao jornal que os passageiros iam de barco para assistir a um funeral do outro lado do rio, mas ignoraram as recomendações de que deveriam esperar por um segundo barco para atravessar.

“Trouxemos um barco grande, mas percebemos que não conseguia com a carga, então pedimos que esperassem pelo próximo navio, mas não quiseram nos ouvir”, sublinhou o operador Tersoo Ape.

Este tipo de acidente é frequente na Nigéria, como consequência da má sinalização dos rios, do estado precário dos barcos e da sobrecarga dos mesmos.

Em destaque

Subir