Tecnologia

Peixe-macaco não era uma sereia, apenas um amuleto artesanal

peixe_macacoDurante séculos, o peixe-macaco foi um mistério para a ciência. Usado como amuleto por navegadores, a reprodução deste animal levou os investigadores a acreditar na hipótese de ser uma sereia mumificada. Afinal, é uma obra de artesanato: parte de um peixe costurada a parte de um macaco.

O peixe-macaco era um amuleto para os navegadores e uma assombração para os cientistas. Como explicar um ser formado por dois animais, ainda para mais sem hipóteses de acasalamento? Só com exames modernos, realizados por investigadores britânicos, é que a verdade veio ao de cima.

Um peixe-macaco do Museu Horniman, de Londres, foi cedido à Universidade de Saint George para dissecação, apesar dos receios em estragar a relíquia. Os diversos exames realizados, com destaque para o raio-x e para a tomografia computadorizada, rejeitaram a hipótese dominante desde o início do século XX: não era uma sereia mumificada, como se pensava, mas um objeto com uma base de arame e madeira e formado por camadas de argila ou gesso, cola e tecido.

A relíquia, que era vendida aos navegadores como um amuleto para as viagens, era afinal uma peça de artesanato: um rabo de peixe costurado à parte superior de um macaco. Segundo os investigadores britânicos, estes amuletos seriam fabricados por artesãos da Ásia, em séculos anteriores.

 

Em destaque

Subir