Nas Notícias

Porto alvo de gigantesca operação que provocou 49 detenções e envolveu 500 agentes

policia2Algumas das principais artérias de acesso à cidade do Porto estiveram encerradas entre as 02h00 e as 6h00 desta quinta-feira, período durante o qual foi levada a cabo a Operação Porto Seguro’ (PSP, GNR, SEF e ASAE) de combate ao crime violento, de fiscalização de trânsito rodoviário e de fuga ao fisco. As autoridades detiveram 49 pessoas e apreenderam seis armas ilegais e 143 doses de haxixe.

Autoridades saíram às vias de acesso ao Porto, para uma gigantesca operação conjunta, denominada ‘Operação Porto Seguro’, que envolveu diversas fontes de segurança, desde a Polícia de Segurança Pública à Guarda Nacional Republicana, passando pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Os agentes colocaram-se em sete postos estratégicos, que dão acesso à cidade do Porto, através de Gaia (Devesas, pela A1, Oliveira do Douro, através da A44, e Freixo, A20), de Matosinhos (por Leça, pela A28, e Custóias, pela A4) e por Ermesinde (A4) e Trofa (A3).

No total, cerca de 500 agentes das diferentes forças de segurança (PSP, GNR, SEF e ASAE) estiveram envolvidos na ‘Operação Porto Seguro’, da qual resultaram 40 detidos, a maioria dos quais por condução sob efeito de bebidas alcoólicas (31). Registou-se também a detenção de três pessoas que tinham armas ilegais, nove que conduziam sem licença, duas por roubo, duas por contrafação e outras tantas por serem imigrantes ilegais.

Os agentes daquelas força de segurança identificaram 2290 condutores no Porto. Além destes, outros 124 outros cidadãos foram alvo das autoridades, que combatem a permanência ilegal de estrangeiros em Portugal. Neste âmbito, além das duas detenções, outras quatro pessoas receberam ordem de expulsão do país.

A Operação Porto Seguro foi preparada nos últimos dias, no maior secretismo, numa parceria feita entre aquelas autoridades. Decorreu durante a madrugada, porque se trata do período em que se verificam mais casos de criminalidade violenta, desde roubos, a condução ilegal. O Porto é considerado um dos centros da “prática de crimes e fuga”, segundo explica o intendente da PSP, Pedro Moura.

Os crimes que mais preocupam as autoridades prendem-se com assaltos a multibancos, cada vez mais recorrentes e carjaking, pela violência que acarretam. No entanto, a segurança rodoviária também esteve no centro da Operação Porto Seguro, bem como a fuga ao fisco e a imigração ilegal, combatida pelo SEF. A polícia apreendeu seis armas ilegais encontradas, bem como 143 doses de haxixe e nove automóveis.

Em destaque

Subir