Economia

Pedro Lemos: Um chef, um restaurante no Porto e uma estrela Michelin

comida autor O reconhecido Guia Michelin atribuiu uma estrela ao Pedro Lemos, o restaurante no Porto de Pedro Lemos. Entre as 14 distinções ao país, a de Pedro Lemos foi a única estreia. A felicidade foi tanta que o chef fechou um restaurante de sandes no dia da inauguração.

A inauguração do Stash – The Sandwish Room, na Praça Guilherme Gomes Fernandes, no Porto, terminou mais cedo do que o previsto.

Afinal, o responsável pelo espaço ficou a saber, através de um colega, que pela primeira vez tinha ganho uma estrela no prestigiado Guia Michelin.

Pedro Lemos, o chef, foi distinguido pelo Pedro Lemos, o restaurante de autor na Foz velha, devolvendo ao Porto uma estrela que esteve 30 anos afastada.

O chef recebeu uma sms quando inaugurava o Stash, o restaurante de sandes que vai ser gerido pela esposa, ma quarta-feira à noite, e rapidamente mandou concluir a inauguração.

“Pedimos desculpa às pessoas que estavam à porta para entrar, mas explicámos que iríamos fechar mais cedo e, perante a explicação, perceberam”, justificou o homenageado, em declarações ao Diário de Notícias.

“Depois, liguei aqui para o restaurante e, antes de ir para lá festejar, pedi para porem o telefone em alta voz e dei a notícia. A minha equipa estava incrédula”, acrescentou.

Pedro Lemos foi a única estreia entre as 14 novas estrelas atribuídas pelo Guia Michelin.

“Amigo, bem-vindo ao clube…”, parabenizou Vincent Farges, chef na Fortaleza do Guincho, na sms que deu a Pedro Lemos a grande novidade.

Numa análise à nova lista, destaca-se a segunda estrela para o Belcanto, de José Avillez (Lisboa), e o regresso da estrela ao São Gabriel, na Quinta do Lago (Algarve).

Mayte Carreño, a diretora comercial do Guia Michelin Espanha e Portugal, elogiou a “diversidade e criatividade” da cozinha portuguesa.

Citada pela Lusa, a responsável acrescentou que os restaurantes portugueses estão “de plena saúde” e têm “um futuro muito promissor”.

Em destaque

Subir