O social-democrata Marcelo Rebelo de Sousa usou o espaço de comentário na TVI para reiterar críticas ao primeiro-ministro. Pedro Passos Coelho tem de deixar de ser “teimoso”, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, que defende um primeiro-ministro que ponha “as cartas na mesa” e discuta “uma mudança de rumo” para Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa, que assina um espaço de opinião no telejornal de domingo da TVI, manteve a tónica na crítica ao Governo, em particular no líder do executivo, Pedro Passos Coelho.
Segundo o ex-líder social-democrata, Passos Coelho tem de “mudar de rumo”, nas suas políticas, assumindo que a sua estratégia errou. “É melhor pôr as cartas na mesa e dizer que a realidade mudou, na Europa e em Portugal. E, por isso, temos de mudar algumas coisas. Só lhe ficava bem dizer isso, bem como admitir que é preciso mudar de rumo”, defendeu Marcelo, considerando que Passos “só perde em não o fazer”.
Nas negociações com a troika, o primeiro-ministro deverá conseguir sem dificuldade mais um ano para atingir as metas do défice, que foram inscritas no memorando de entendimento que o atual Governo está a aplicar.
“Em vez de discutir a mudança de rumo no meio do temporal, o primeiro-ministro disse como é que vai ser Portugal depois do temporal”, lamentou Marcelo Rebelo de Sousa, considerando que Passos Coelho está a ser “muito teimoso”.