Mundo

“Parlamento popular” escolhe novo primeiro-ministro no eSwatini

O “parlamento popular”, designado Sibaya, escolhe hoje o novo primeiro-ministro de eSwatini, ex-Suazilândia, a última monarquia absolutista em África, em que o rei Mswati é o líder autocrático do país mais pequeno no continente e no hemisfério sul.

O monarca de eSwatini, que pode vetar as medidas aprovadas pelo parlamento com duas câmaras e nomeia o primeiro-ministro, demais membros do Governo, deputados e senadores e juízes, convidou o povo a ajudar a escolher o chefe do Governo, que substituirá Subusiso Barnabas Diamini, falecido em setembro, com 76 anos.

“No sábado, direi quem é a pessoa que será o primeiro-ministro, mas vou ouvir as vossas opiniões e a decisão será tomada com base no que disserem”, disse Mswati, acrescentando que espera “contribuições” na Sibaya.

O novo chefe do Governo, que trabalhará de perto com o parlamento eleito em setembro último, terá como principal tarefa a implementação do plano de desenvolvimento A Visão de eSwatini 2020.

Será a primeira vez que o rei recorre ao “parlamento popular” no processo de designação do primeiro-ministro, o que é visto por alguns habitantes do país de pouco mais de 17.000 quilómetros quadrados – aproximadamente do tamanho do País de Gales – como uma abertura democrática.

Outros cidadãos de uma nação com uma população estimada de um milhão de habitantes referem que o rei Mswati mantém um poder absoluto e sublinham que não se vislumbra qualquer mudança nos tempos mais próximos.

Desde 1986 que o rei é soberano e controla todos os negócios rentáveis.

Todos os grupos de defesa da democracia foram banidos e os líderes acabaram por ser processados por alta traição e terrorismo.

O reino de eSwatini, antiga colónia britânica rodeada pela África do Sul e fronteiriço com Moçambique, obteve a independência há 50 anos.

Em abril deste ano, o rei Mswati abandonou a designação Suazilândia e anunciou o novo nome do país, que significa terra dos suazis, na língua original local.

Em destaque

Subir