Cultura

Park(ing) Week substituiu estacionamento no Porto por animação e cultura

ParkringWeekend114O Park(ing) Week é uma iniciativa que celebrou na cidade do Porto a Semana Europeia da Mobilidade, que, com a autorização da autarquia, surpreendeu a população colocando espaços verdes ou realizando animações e iniciativas culturais em locais habitualmente destinados a estacionamento automóvel.

A iniciativa permitiu sensibilizar os cidadãos para o espaço que o carro ocupa nas cidades e nas vidas e que se poderia converter noutras utilizações para maior usufruto da comunidade.

Foi realizado um concurso em que foram convidados artistas, que criaram a sua própria estrutura, bem como arquitetos e diversas associações, ocupando vários locais da baixa portuense, como a rua das Carmelitas, Miguel Bombarda, Cândido dos Reis, Galeria Paris ou Senhora da Luz.

Houve também estruturas interativas, como o espaço oficial do Ideias à Moda do Porto, onde foram convidados os transeuntes a deixarem as suas críticas ou ideias para a cidade escritas num post-it. Foram recebidas cerca de 1200 ideias.

Além disso havia alguns jogos que proporcionaram momentos interessantes, como um ‘twister’ ou um espaço de ‘swingball’. Uma estrutura criada pelo arquiteto Joaquim Santana, uma ‘chaise longue’ de rolos de cartão forrada em diversos tecidos, que foi um sucesso.

Em destaque

Subir