Mundo

Papa Francisco fala aos jovens: “Oiçam os vossos avós”

papa francisco ipapa francisco 600“Oiçam os vossos avós”, diz o Papa Francisco, com a Basílica de São Pedro como pano de fundo, na missa de peregrinação das famílias. A fé, segundo o líder da Igreja Católica, “não deve ser guardada num cofre-forte”.

O Papa Francisco transmitiu ontem uma mensagem às famílias, para que “não guardem a fé num cofre-forte”. Durante a ante a missa da peregrinação das famílias católicas, no exterior da Basílica de São Pedro, o Santo Padre incentivou os jovens a “ouvir os avós”.

“Um povo que não escuta os seus avós é um povo morto”, defendeu Francisco, que insistiu na partilha da fé. “De que forma guardamos a fé? Guardamo-la para nós, na família, como um bem privado, ou partilhamo-la com a abertura aos outros? Não podemos guardá-la num cofre-forte”, disse.

A missa de peregrinação das famílias começou no sábado e juntou cerca de 160 mil pessoas, oriundas de cerca de 70 países. E perante os elos geracionais, o Papa Francisco fez questão de alertar para a importância da “harmonia na família”, que deve assentar o seu comportamento em três palavras: “quero, posso e perdão”.

E quando há ofensas no seio familiar, esta última palavra deve ser pronunciada. “Todos cometem erros, na família, e dizemos palavras fortes. Mas antes do final do dia devemos restabelecer a paz, todos os dias, pedindo perdão”, destacou o Papa.

Esta peregrinação das famílias marca o encerramento da Assembleia Plenária do Conselho Pontifício para a Família, que foi dedicada à Carta dos Direitos da Família, assinada há três décadas.

Em destaque

Subir