Nas Notícias

“Pão de Todos para Todos” está em marcha no Porto e a CAIS já pensa na edição em Lisboa

pao de todosA associação CAIS promove a iniciativa “Pão de Todos para Todos” no Porto, entre hoje e segunda-feira, e em Lisboa, de 13 a 16. Mais do que oferecer pão e chocolate quente, o objetivo é dar um alerta para a fome e a exclusão social que existem em Portugal.

A CAIS – Associação de Solidariedade Social promove, pela nona vez, a oferta de “Pão de Todos para Todos”, no Porto. Desde hoje e até segunda-feira, 200 voluntários vão tentar “ultrapassar” a distribuição recorde de “30.000 pães e 10.000 chocolates quentes”, como adiantou Cláudia Fernandes, coordenadora do Centro CAIS Porto.

Citada pela Lusa, a responsável lembra que esta iniciativa, mais do que distribuir pão, oferece uma visão sobre a realidade, sensibilizando “as pessoas para o facto de que o pão é um bem essencial e deverá ser gratuito para todos”. Tão essencial que há quem dependa destas ofertas, como é o caso de Rosa Silva: “tenho ido ao hospital buscar comida para os meus filhos para eles não roubarem”.

 

Evento no Campo dos Mártires da Pátria

A exclusão social é o principal flagelo combatido pelo CAIS, cujo primeiro projeto é a criação de uma revista que, ao ser vendida pelos sem-abrigo, proporciona um instrumento de valorização pessoal e uma ferramenta de integração social. O evento “Pão de Todos para Todos” é uma iniciativa que se realiza pelo nono ano e que depende do apoio, nesta edição de um banco e de várias empresas de panificação.

“É pena que, com uma crise tão grande como a que se está a atravessar, só se possa realizar este evento uma vez por ano”, lamentou Élia Carvalho, voluntária pelo terceiro ano consecutivo. É aos 200 voluntários que compete, entre as 14h00 e as 20h00, oferecer pão, chocolate quente, sumos e água.

No Porto, a iniciativa começou hoje e prolonga-se até segunda-feira, no Campo dos Mártires da Pátria. Além das ofertas para os mais necessitados, o evento engloba uma venda de produtos à base de materiais reciclados, que ajuda a financiar casos de autoemprego, e iniciativas de cariz cultural.

“Este é um evento bom nesta altura do ano para as pessoas que mais necessitam. É a primeira vez que venho cá, mas tenciono voltar não só nos outros dias, mas também sempre que o evento se concretizar”, admitiu, à Lusa, Francisco Rodrigues.

Na próxima semana, a associação vai ‘levar’ o conceito até Lisboa. A Praça Martim Moniz será o palco do “Pão de Todos para Todos”, entre os dias 13 e 16 de dezembro.

Em destaque

Subir