Tecnologia

Pagar pelo telemóvel, restauração e PT desenvolvem tecnologia que dispensa cartões

telemovelParceria entre AHRESP e PT pode fazer passar os cartões multibanco para segundo plano, fazendo com que os clientes possam pagar as compras pelo telemóvel.

O ‘pesadelo’ dos supermercados com as taxas cobradas pelos bancos nas transações por cartão multibanco pode estar perto do fim. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em parceria com a Portugal Telecom, encontra-se a desenvolver um novo método de pagamento para os consumidores.

Trata-se do ‘AHRESP Wallet’ e permite que o cliente pague as suas compras através do telemóvel. Na verdade, a tecnologia já existe, mas a PT pretende agora moldá-la ao comércio, instalando terminais para este novo método de pagamento nas lojas.

Recorde-se que a Jerónimo Martins decidiu esta semana acabar com os pagamentos em cartão multibanco para compras inferiores a 20 euros, em todas as lojas da cadeia Pingo Doce, uma decisão que recebe críticas mas também muito apoio.

Por um lado, há quem critique a forma como o consumidor final sairá prejudicado, tendo obrigatoriamente de andar com mais dinheiro no bolso. Por outro, há quem apoie esta medida, criticando as entidades bancárias pelas elevadas taxas cobradas nas transações.

Este sistema ‘AHRESP Wallet’ funciona de forma bastante simplificada. O cliente apenas terá de encostar o telemóvel ao terminal, e a compra é imediatamente efetuada.

A própria AHRESP já confirmou o desenvolvimento do projeto, garantindo que atualmente o mesmo está a ser testado internamente na PT.

Caso venha a ser mesmo instalado por todo o país, tal só deverá acontecer no próximo ano.

Em destaque

Subir