Mais de 170 mil reembolsos de IRS já foram processados pelo Fisco. De acordo com a Autoridade Tributária e Aduaneira, a média devolvida a cada contribuinte atinge os 526 euros, sendo que as Finanças terão cerca de 90 milhões de euros para entregar. A segunda fase de entrega das declarações tem início amanhã.
Cerca de 170 reembolso de IRS foram processados pelo Fisco, sendo que parte destes contribuintes já receberam o valor devido pelas Finanças e outros deverão receber nos próximos dias.
De acordo com a Autoridade Tributária e Aduaneira, as Finanças têm em curso a devolução de 90 milhões de euros, relativos ao IRS de 2012, com cada contribuinte a receber, em média, 526 euros.
As declarações de rendimentos relativas a 2012 vao dar origem a reembolsos menores do que em anos anteriores, em virtude das alterações do limite para as deduções à coleta. Ou seja, as despesas dos contribuintes nas áreas da Saúde e Educação estão sujeitas a novo regime de deduções, que entra em vigor a partir de 2012.
Os primeiros contribuintes a receber os reembolsos devidos pelas Finanças são os que entregaram as declarações nesta primeira fase: contribuintes com rendimentos de trabalho dependente, ou pensionistas.
Esta informação da Autoridade Tributária e Aduaneira surge numa altura em que termina a fase de entrega das declarações de IRS em papel. Amanhã, dá-se início à segunda fase, por via eletrónica, através da Internet, apenas para os contribuintes com rendimentos provenientes de outras categorias, além de trabalho e pensões.
O prazo de processamento de reembolsos para os contribuintes desta primeira fase termina no último dia de junho, mas o Fisco está já a proceder a esse pagamento. Os restantes contribuintes terão de ‘esperar’ até ao último dia de julho, na pior das hipóteses.