Motores

Ott Tanak é o primeiro líder na Finlândia

Ott Tanak pode não ser sido o mais veloz no ‘shakedown’ matinal do Rali da Finlândia, mas foi-o na super especial de abertura desta oitava prova do Campeonato do Mundo, disputada no final desta quinta-feira.

O estónio da Toyota completou os 2,31 quilómetros do percurso no troço de Harju em 1m49,2s, superando em sete décimas o líder do ‘Mundial’, Thierry Neuville, da Hyundai, enquanto o Campeão do Mundo em título, Sebastien Ogier, foi o terceiro mais rápido, a oito décimas de Tanak.

A ‘batalha’pela liderança nas florestais do centro da Finlândia promete ser renhida, sendo que para a estrada na sexta-feira Andreas Mikkelsen é o segundo homem da Hyundai, a somente uma décima de Ogier, no quarto posto, mas Esapekka Lappi, no segundo Toyota, apenas oito décimas atrás.

Mads Osbterg, no segundo Citroën, fora o mais rápido no ‘shakedwon’, mas desta vez teve de se contentar com sexto registo, a uma décima de Lappi e o mesmo tempo do seu companheiro de equipa Craig Been, sendo que mais oito décimas separam o irlandês de Hayden Paddon, que no terceiro Hyundai fecha o top dez deste primeiro dia.

Classificação após 1ª PE

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 1m49,2s

2º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 0,7s

3º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 0,8s

4º Andreas Mikkelsen/Andreas Jaeger (Hyundai) + 0,9s

5º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 1,7s

6º Mads Ostberg/Trosten Erikssen (Citroën) + 1,8s

7º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 1,8s

8º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 2,3s

9º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 2,6s

10º Hayden Paddon/Sebastian Marshall (Hyundai) + 2,6s

Em destaque

Subir