Desporto

Oscar Pistorius, o atleta duplo amputado, vai correr nos Jogos Olímpicos de Londres

oscar_pistorius_1Atleta sul-africano vence uma batalha que dura há anos e tem autorização para participar na prova de estafeta 4×400, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Ainda nem um ano tinha quando ficou sem parte de ambas as pernas. Aquilo que se poderia tornar num pesadelo, tornou-se antes numa inacreditável força de vitória, uma autêntica prova de vida. Durante anos treinou, até chegar à glória olímpica, primeiro nos Jogos Paralímpicos, agora com a possibilidade de o repetir nos mais conceituados.

Oscar Pistorius, o famoso corredor duplo amputado, tem autorização do Tribunal Arbitral do Desporto para participar nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O sul-africano lutou durante anos contra a proibição de não poder marcar presença na prova mais importante do desporto mundial.

Em 2008, por exemplo, o atleta até conseguiu os mínimos necessários para viajar para Pequim, mas acabaria por ser proibido. Na altura, o Comité Olímpico terá alegado que, devido às suas próteses, Pistorius teria na corrida vantagem sobre os adversários.

Agora o caso muda de figura e ‘Blade Runner’, como é conhecido, vai mesmo participar nos Jogos Olímpicos de Londres, na prova de estafeta 4×400, defendendo as cores da África do sul.
O ateta de 25 anos utilizou a rede social Twitter para agradecer à família, aos amigos, aos colegas e até aos adversários, classificando esta data como o dia mais feliz da sua vida.

Títulos
Oscar Pistorius conquistou até hoje quatro medalhas paralímpicas. Em 2004 venceu duas nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, uma de bronze nos 100 metros e uma de ouro nos 200. Em 2005, no Campeonato do Mundo de atletismo paralímpico, conquistou mais duas, 100 e 200 metros.

Em destaque

Subir