Nas Notícias

Osama Bin Laden: Morte representa queda da torre do terrorismo

Presidente dos Estados Unidos anuncia a morte do chefe da al-Qaeda, mas lembra que este grupo terrorista “continuará a atacar”. Depois de “We got him” de George W. Bush, aquando da captura de Saddam Hussein, o ‘Justice has been done’ de Barack Obama, que anuncia a morte de Bin Laden.

O Presidente dos EUA fez um comunicado ao mundo a anunciar a morte de Osama Bin Laden, o cérebro da al-Qaeda e do ataque ao World Trade Center, precisamente no ano em que se assinala uma década sobre o ataque terrorista que derrubou as torres gêmeas, matando milhares de pessoas.

Com uma imagem fria, mas um discurso emotivo, Obama contou os pormenores da operação que permitiu capturar Bin Laden. Um pequeno grupo de militares norte-americano protagonizou um ataque em Abbottabad, no Paquistão, sob as minhas ordens do Presidente dos EUA.

Com o cuidado de evitar mortes civis, os operacionais norte-americanos mataram Bin Laden, mantendo o corpo sob sua custódia. “A morte de Bin Laden marca o maior feito até hoje no esforço da nossa nação no combate ao terrorismo. Mas a al-Qaeda continuará a atacar-nos. Continuaremos vigilantes”, disse.

Obama não esqueceu o povo norte-americano, que “não escolheu esta luta” e teve de a suportar, desde o ataque do 11 de setembro, “uma chacina sem precedentes”. Depois de 10 anos de “luta e sacrifícios”, os EUA mataram o rosto da al-Qaeda, ainda que este grupo terrorista não tenha sido desmantelado.

No entanto, diz Obama, os Estados Unidos “nunca tolerarão ameaças sobre a segurança dos seus cidadãos”, nem fica indiferente quando estes são mortos: “Seremos implacáveis na defesa dos nossos cidadãos, amigos e aliados. Seremos sempre fiéis aos nossos valores”.

O Presidente dos EUA, como comandante supremo das forças armadas lembrou ainda o sofrimento que teve de enfrentar, quanto teve de comunicar aos familiares a perda de mais uma vida, ou quando teve de lidar com um ferimento grave de um militar.

“Sabemos bem o custo desta guerra. Estes esforços foram para mim uma tormenta, sempre que tive de assinar uma carta a uma família que perdeu um ente querido, ou sempre que tive de enfrentar nos olhos um militar que ficou gravemente ferido. Sinto que os americanos entende os custos desta guerra”, disse.

Barack Obama termina o seu discurso de forma tranquila, com uma mensagem dedicada a quem ainda sofre com o 11 de setembro: “Podemos dizer às pessoas que perderam familiares devido ao terrorismo da Al-Qaeda que foi feita justiça”. E o “justice has been done” – depois do “We got him” de Bush, quando capturou Saddam – será, provavelmente, a frase mais marcante de sempre de Obama.

Em destaque

Subir