Insólito

Os miaus de Jessi ajudam o menino Lorcan Dillon a superar a mudez seletiva

Lorcan Dillon JessiUm menino de sete anos está a curar a mudez seletiva com um remédio pouco convencional: uma gata. Jessi tem ajudado Lorcan Dillon a superar uma condicionante social, ao ponto da criança já conversar com a professora. “Tem mais confiança nele próprio”, explica a mãe.

É uma história tocante e felpuda que chega de Inglaterra. Lorcan Dillon é um menino de sete anos a quem foi diagnosticada uma condicionante social, a mudez seletiva. Tirando a família, a criança era incapaz de falar com as pessoas. A cura foi encontrada onde menos se esperava. Jessi, uma gata, não só brinca com Lorcan, como também o ajuda a comunicar com as pessoas.

“Ele fala com a gata, diz-lhe que a adora e participam em muitas atividades juntos. Está a ajudá-lo a ter mais confiança nele próprio”, explicou a mãe, Jayne Dillon, citada pela BBC.

A evolução tem sido notória. A mudez seletiva foi diagnosticada aos três anos, quando Lorcan se recusava a falar com os colegas no jardim de infância. Entretanto, a mãe viu um anúncio na televisão e resolveu oferecer uma gata ao filho. Jessi cresceu com o menino, ao longo deste tempo, estimulou a confiança de Lorcan. “Agora, já conversa com a professora e até lê para ela, o que é impressionante para crianças com esta condição, que raramente falam”, referiu a mãe.

A mudez seletiva começa a ser mais evidente entre os três e os seis anos de idade, o período em que as crianças vão para jardins de infância e o diagnóstico se torna mais óbvio. As origens desta condicionante ainda não são conclusivas, mas os especialistas apontam para fatores como a ansiedade, dificuldades de audição ou dicção e até mesmo para o síndrome de Asperger.

Em destaque

Subir