Tecnologia

Português já é suportado na pesquisa por voz da Google em telemóveis com Android

google voice searchJá se pode falar português para um telemóvel, desde que o sistema operativo seja o Android. A partir de hoje, a aplicação de pesquisa por voz da Google aceita a língua de Camões, passando a funcionar com 42 idiomas.

O que é o PTJornal? A partir de hoje, pode ditar esta pergunta para o telemóvel, desde que tenha o sistema operativo Android (versão 2.2), e esperar que o nosso site apareça no primeiro lugar dos resultados. Isto porque o português é uma das línguas que, desde hoje, é aceite na aplicação de pesquisa por voz da Google.

Este serviço aceita agora 42 idiomais, falados em 46 países. Basco, eslovaco, finlandês, romeno e sueco são outras línguas que, desde hoje, são aceites na pesquisa por voz, serviço que passa a ter um potencial de 100 milhões de novos utilizadores. 

“Enquanto para idiomas como o romeno basta seguir regras de pronúncia previsíveis, para outros, como o sueco, foi necessário recrutar nativos para fornecer a pronúncia de milhares de palavras”, esclareceu a empresa, numa nota a justificar a adição de novas línguas à aplicação.

Em destaque

Subir