Nas Notícias

‘Os Lusíadas de canto a canto’ para descobrir em família no Museu do Oriente

camoes desenho O Museu do Oriente organiza um ciclo de visitas-jogo em torno de uma das obras fundamentais da literatura portuguesa, ‘Os Lusíadas’, aos sábados, de 11 de abril a 2 de maio. Pais e filhos, tios e sobrinhos, avós e netos podem (re)descobrir este clássico e ganhar um novo ânimo para o seu estudo, em quatro sessões temáticas distintas.

Para Luíz Vaz de Camões, ‘Os Lusíadas’ são os portugueses, autores de feitos tão gloriosos que mereciam ser imortalizados e a quem dedicou a obra publicada em 1572.

É na senda desta epopeia e do caminho marítimo para a Índia que lançaremos os participantes, dos 10 aos 14 anos, acompanhados por um adulto, numa viagem com passagem pelo Olimpo e que atravessa as exposições do Museu do Oriente.

No total, quatro sessões temáticas complementares mas independentes, vão abordar não apenas a componente histórica de ‘Os Lusíadas’, ilustrada pelas peças do Museu, como também o que da simbologia e conteúdo desta obra permanece actual e universal.

A aventura começa no dia 11 com ‘Quem foi Camões?’, onde nos vamos questionar sobre a vida de Luíz de Camões.

Segue-se a 18 de abril ‘Quem era o Velho do Restelo?’, sobre esta figura que existe muito para além de ‘Os Lusíadas.

A 25 de abril em ‘Cuidado com o Adamastor! Um ser assustador!’ discute-se não só esta mas todas as formas monstruosas que os medos assumem.

Por fim, a 2 de maio o programa vai abordar a democracia, debate e poder de decisão em ‘Uma reunião para decisão! Ajudar os portugueses ou não?’.

Público-alvo são crianças/adolescentes, com idades entre 10 aos 14 anos, acompanhado por um adulto.

O preço por participante e sessão é 3,5 euros.

Em destaque

Subir