Nas Notícias

Os carros europeus vão ligar para o 112 em chamada de emergência

ecall O eCall, um dispositivo automático sem fios para chamadas de emergência, vai ser obrigatório a nível europeu a partir de 2018. Em caso de acidente, será o próprio veículo a ‘ligar’ para o 112, o número europeu de emergência. O acordo foi definido pelos ministros com a tutela dos Tranportes.

A partir de 2018, o eCall, um dispositivo automático sem fios para chamadas de emergência, terá de ser instalado de origem em todos os veículos.

O dispositivo carateriza-se por permitir, em caso de acidente de viação, uma comunicação mais rápida com os serviços de emergência, acelerando o tempo de resposta e garantindo um socorro mais célere, o que deverá contribuir para uma redução do número de vítimas mortais.

A instalação deste sistema automático de chamadas de emergência foi hoje aprovada pelos ministros com a tutela dos Transportes da União Europeia, reunidos em Bruxelas.

O eCall, que ativa automaticamente um sinal de alarme para o 112 (o número europeu de emergência, terá de ser instalado em todos os veículos motorizados fabricados a partir de 31 de março de 2018.

Ainda segundo a resolução dos ministros europeus, a infraestrutura para este sistema automático de chamadas terá de ficar operacional até 1 de outubro de 2017.

Não se sabe se os fabricantes poderão imputar aos consumidores o custo da instalação do equipamento, embora o acordo europeu garanta um acesso gratuito a todos os consumidores.

O eCall, que será compatível com os sistemas de navegação por satélite, não poderá permitir uma localização constante do veículo.

Os dados de localizações anteriores serão continuamente apagados e não podem ser comunicados a terceiros sem o consentimento do proprietário do veículo.

O Parlamento Europeu deverá ratificar esta decisão do Conselho de Ministros da União Europeia até ao final do semestre, não sendo de antever qualquer alteração ao modelo hoje anunciado.

Em destaque

Subir