Cultura

‘Ordo Virtutum’ no Mosteiro de São Bento da Vitória

O Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, recebe a peça ‘Ordo Virtutum’, Nos dias 18 e 19 de julho, é interpretada esta ópera, das lutas humanas entre o Bem e o Mal.

‘Ordo Virtutum’ é uma produção de Ópera Estúdio da ESMAE, com a colaboração do Teatro Nacional São João (TNSJ), e pode ser visto sábado e domingo, às 21h00. Os bilhetes custam cinco euros.

Uma história sobre a Alma e as suas aventuras no mundo terreno é a proposta de Ordo Virtutum, uma ópera composta por Hildegard von Bingen (1098-1179), mulher de prodigiosa inteligência e de um talento apreciado por príncipes e pontífices.

Com direção musical de Filipa Taipina e encenação de Cláudia Marisa, o drama litúrgico chega ao Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV), no Porto, nos dias 18 e 19 de julho, num trabalho de cerca de 40 alunos de pós-graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE).

Com um prólogo, quatro cenas e um epílogo, a ópera põe em confronto a Alma, as Virtudes e a Humildade com o Diabo, terminando com a “exaltação do renascer e do florescer de uma nova vida”.

A peça está integrada na iniciativa ‘As Escolas de Teatro no TNSJ’, que pretende criar sinergias entre três escolas artísticas do Porto e o TNSJ e continuar a criar vínculos com os futuros criadores.

O primeiro espetáculo apresentado foi Chatroom, com encenação de Paulo Calatré e participação dos alunos da Academia Contemporânea de Espetáculo (ACE Escola de Artes). Depois de Ordo Virtutum, o Mosteiro de São Bento da Vitória recebe Inéditos, uma peça trazida à cena pelos alunos finalistas de Teatro da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), entre os dias 23 e 26 de julho.

Em destaque

Subir