Tecnologia

Há cada vez mais pessoas a ler notícias nas redes sociais

noticias_nas_redes_sociais

São cada vez mais os utilizadores que usam as redes sociais Facebook e Twitter para ler notícias, substituindo estes canais pelos tradicionais.

Os números dizem respeito aos norte-americanos, mas não será exagerado dizer que a tendência nos países mais desenvolvidos será também essa: ler notícias nas redes sociais.

Segundo dados da Pew Research Center (PRC), 63 por cento dos utilizadores norte-americanos já leem notícias nas redes sociais, sendo o Facebook o canal com maior número de utilizadores.

Os dados da PRC indicam que 98 milhões de americanos procuram notícias no Facebook e cerca de 32 milhões no Twitter.

O estudo indica que este aumento de pessoas a ler notícias nas redes sociais se deve ao facto de os utilizadores passarem mais tempo na rede, e com isso, ser apresentado conteúdo mais relevante – tendo em conta a filtragem que fazem as redes sociais, consoante o gosto de cada utilizador.

Apesar disso, alguns utilizadores inquiridos no estudo da PRC afirma usar o Facebook e o Twitter como fonte secundária para a obtenção de informação noticiosa. Apesar disso, os jovens dão cada vez mais preferência às redes sociais para obter informação.

Estes dados vão de encontro aos últimos investimentos, quer do Twitter, quer do Facebook. No caso do Twitter, nasceu o ‘Periscope’, uma aplicação para ver vídeos em streaming. No caso do Facebook, a rede social de Mark Zuckerberg lançou o ‘Instant Articles’, uma função experimental para órgãos de comunicação social.

Em destaque

Subir