Mundo

ONU confirma que Artur Baptista da Silva é um falso consultor sem ligações à organização

onuOrganização das Nações Unidas (ONU) garante que Artur Baptista da Silva nunca exerceu qualquer cargo na instituição e salienta que o falso consultor utiliza nos seus cartões de visita imagens que a ONU apelida de “desatualizadas”.

A agência Lusa publica hoje uma resposta da ONU a um pedido de esclarecimento sobre o caso Artur Baptista da Silva, falso consultor que se fez passar, em diversas entrevistas, como coordenador de um observatório, criado no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Numa resposta enviada à Agência Lusa, um responsável da ONU revela que desconhece quem é Artur Baptista da Silva, que está a utilizar um logótipo da organização desatualizado, nos seus cartões de visita.

Adam Rogers, do gabinete de comunicação do PNUD em Genebra, revela à agência Lusa que não há qualquer ligação entre Artur Baptista da Silva e a ONU. Aliás, aquele responsável afirmou mesmo que não tinha conhecimento deste caso de utilização indevida da organização.

Artur Baptista da Silva diz ser consultor da ONU e concedeu diversas entrevistas, sendo que participou, recentemente, no Expresso da Meia-Noite, programa da SIC, onde se intitulava membro das Nações Unidas.

A mentira de Baptista da Silva durou até uma reportagem da SIC ter investigado a existência daquele cargo e a titularidade do mesmo. Entretanto, diversos organismos das Nações Unidas foram contactados e todos repetem a mesma ideia: ninguém conhece este falso consultor.

Em destaque

Subir