Nas Notícias

Cancro: IPO recebem 40 milhões para tratamentos, anuncia o Governo

IPO lisboa A promessa surge no Dia Mundial do Cancro: o Governo vai investir 40 milhões de euros nos IPO de Lisboa, Porto e Coimbra. A verba destina-se a tratamentos para doentes oncológicos e será fornecida a 50 por cento pelo Estado, com os fundos comunitários a darem a outra metade.

Depois dos oito milhões investidos durante o ano de 2014, o Governo vai investir mais 40 milhões de euros nos Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) de Lisboa, Porto e Coimbra.

A promessa surge em pleno Dia Mundial do Cancro, num comunicado emitido pelo Ministério da Saúde e citado pela Lusa.

O anúncio explica ainda que esses 40 milhões serão destinados ao tratamento de doentes oncológicos, assim como a proveniência das verbas: o Estado fica responsável por metade, sendo os outros 50 por cento obtidos através de fundos comunitários e do “autofinanciamento” dos IPO.

“Uma parte deste investimento já será realizado graças à capacidade de autofinanciamento das unidades, outra, por candidatura a fundos comunitários, e outra parte, ainda, através da injeção de capital do Estado, até 20 milhões de euros a realizar este ano”, explicou a tutela, no comunicado.

O cancro é a principal causa de morte prematura antes dos 70 anos e a segunda a nível geral, apenas batido pelas doenças cérebro-cardiovasculares.

O Ministério da Saúde frisou, na nota citada pela Lusa, que o Programa Nacional para as Doenças Oncológicas é considerado prioritário e os principais programas de prevenção primária (luta contra o tabagismo e promoção de alimentação saudável) estão atualmente organizados em programas autónomos.

A tutela salientou ainda o financiamento de 350 mil euros, através dos jogos sociais, para várias ações de prevenção.

Em Portugal, as estimativas apontam para um aumento de 12,6 por cento dos novos casos de cancro, uma doença que deverá ser responsável por mais de 20 mil óbitos durante este ano, à semelhança do que ocorreu em 2014.

Em destaque

Subir