Economia

Onça de ouro atinge 1920 dólares e bate recorde intradiário

Ouro bateu hoje novo máximo intradiário, superando o anterior recorde, que se cifrava em 1913,50 dólares e fora atingido no passado dia 23 de agosto. Nos últimos 11 anos, esta matéria-prima esteve em constante valorização.

Em virtude da instabilidade dos mercados e da crise financeira, a aposta em matérias-primas tem sido alvo preferencial de quem investe. Esse fenómeno gerou uma valorização do ouro, que tem registado valorizações sucessivas.

Nos mercados asiáticos, a onça de ouro chegou a ser negociada por 1920,50 dólares. Não é, no entanto, um valor de fecho de mercado, cujo recorde se situa nos 1899,70 dólares, a 22 de agosto.

Na última década, o seu valor aumentou quase 600 por cento, prevendo-se que possa continuar a seguir esta tendência, durante os próximos meses. Há onze anos que o ouro enfrenta uma valorização consecutiva.

Segundo previsões de alguns especialistas, a onça de ouro deverá valer mais de 2000 dólares até ao final de 2011. Quanto maiores forem os riscos de recessão económica, mais alto será o valor deste metal precioso.

Em destaque

Subir