Ciência

Olá, Terra: Asteroide vai andar “perto”, mas passa a 500 mil quilómetros

Vem aí um asteroide, com o tamanho de um campo de futebol. No dia 31, vai passar “perto” da Terra, mas a NASA garante que não há perigo de colisão. O corpo celeste deverá passar a uma distância de 500 mil quilómetros do nosso planeta.

Vem aí o 2015 TB145, um asteroide com um diâmetro a rondar os 470 metros, e no próximo dia 31 vai passar “perto” da Terra.

De acordo com as projeções da agência espacial norte-americana, o objeto rochoso, com um tamanho semelhante ao de um campo de futebol, deverá passar a cerca de 500 mil quilómetros da Terra, algo como 1,3 vezes a distância que separa o nosso planeta da Lua.

Daí que, apesar de tecnicamente vir a passar “perto”, o 2015 TB145 não apresenta um risco de colisão, frisaram os astrónomos.

Desde 2006 que um asteroide não passava tão perto da Terra.

Uma das particularidades do 2015 TB145, recentemente descoberto pelos cientistas do observatório Pan-STARRS (no Havai), é a velocidade “anormalmente elevada” com que se move, que se calcula ser de 78 mil milhas por hora, ou 126 mil quilómetros por hora.

O investigador russo Leonid Yelenin, que em 2010 descobriu o cometa Yelenin (que começou pro ser o C/2010X1, sendo depois rebatizado com o nome do cientista que primeiro o avistou), salientou que o asteroide “não será visível a olho nu, mas poderá ser visto com binóculos ou um telescópio simples”.

Em destaque

Subir