Nas Notícias

Oficial: Angélico tinha cinto de segurança

O comandante dos bombeiros de Santa Maria da Feira, Manuel Neto, confirma as declarações de outro passageiro, Hugo Pinto, que seguia ao lado de Angélico Vieira: o cantor tinha o cinto de segurança colocado. “Os passageiros que não tinham cinto colocado eram os ocupantes do banco de trás”, garante o chefe da corporação, em declarações ao i. O cantor, de 28 anos, foi hoje cremado.

Não é uma informação irrelevante: teria ou não cinco de segurança no momento do embate? A GNR transmitiu uma informação, Hugo Pinto avança com outra. No entanto, realce-se que as autoridades suspeitaram de que Angélico não tivesse cumprido a lei e não avançaram com uma certeza absoluta – a certeza que o amigo do cantor tem.

No dia do embate, o tenente-coronel Rui Barreiros, oficial da GNR, referiu que “Angélico e mais dois dos quatro ocupantes foram projetados, pelo que, em princípio, não teriam o cinto de segurança colocado”. Mas, um dos passageiros garante o contrário e diz mesmo que quem desencarcerou o cantor e ator pode confirmá-lo.

Hugo Pinto (vítima com ferimentos ligeiros) afirmou à TVI que Angélico tinha cinto, que foi cortado para que pudesse ser retirado da viatura.“Podemos ver, nas fotografias, que o cinto do lado esquerdo está encaixado e teve de ser cortado, para que o pudessem desencarcerar”, afirmou.

Em declarações ao i, Manuel Neto, comandante dos bombeiros de Santa Maria da Feira, confirma esta versão: “Os passageiros que não tinham cinto colocado eram os ocupantes do banco de trás”.

Nos conselhos de segurança, a GNR alerta o condutor para que coloque este dispositivo de segurança e verifique que todos os ocupantes da viatura fazem o mesmo. A lei obriga o uso, por parte de todos os passageiros, quer viagem no banco da frente ou de trás. O presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa defende que os efeitos deste drama na consciencialização de condutores e passageiros serão efémeros.

A primeira vítima mortal deste trágico acidente, na A1 (ao quilómetro 258, direção Porto-Lisboa) foi Hélio Filipe, de 25 anos, amigo de Angélico e namorado de Armanda Leite, outra vítima. A jovem de 17 anos está internada em estado muito grave. Ambos viajavam no banco traseiro.

Em destaque

Subir