Tecnologia

Óculos inovadores obrigam olhos a piscar e a descansar do monitor

oculos embaciaroculos embaciar 600Óculos que embaciam e provocam o piscar dos olhos, eis a inovação de uma empresa japonesa, destinada a pessoas que usam computadores e não descansam a visão. As lentes embaciam de forma automática, durante frações de segundo, suscitando o impulso do piscar de olhos. Os ‘Wink Glasses’ estão no mercado a um preço que ronda os 300 euros. E já há encomendas.

É mais uma inovação da Masunaga Optical, uma empresa do Japão. Trata-se de um par de óculos que tem como objetivo provocar o piscar de olhos – para que repousem –, hábito que se perde quando se está demasiado tempo a olhar para um monitor.

Os ‘Wink Glasses’ [Óculos ‘Piscantes’] são uns óculos que têm lentes especiais, capazes de embaciar de forma automática, o que suscita o impulso do piscar de olhos. Deste modo, os olhos repousam, o que é extremamente útil para pessoas que trabalham (ou se divertem) em frente ao computador.

A cada 10 segundos, as lentes embaciam (durante 0,2 segundos, ainda que este período de tempo possa ser ajustado pelo utilizador), suscitando o repetido piscar dos olhos, para descansar a visão.

Quem usa em demasia o computador ou outros equipamentos que exigem concentração diante de um ecrã perdem o hábito de piscar os olhos, em virtude do elevado nível de concentração a que estão sujeitos.

Com estes óculos da Masunaga Optical, graças a uma bateria na haste esquerda, é ativado o sistema de embaciamento, que pode ser regulado, na frequência e noutros níveis de ação do sistema.

Está comprovado que os ecrãs de computador, os smartphones, tablets ou outros equipamentos que obrigam ao uso da visão provocam uma redução do piscar de olhos, levando à sensação do olho seco que ocorre quando o globo ocular não consegue manter uma camada saudável de lágrima. Com os ‘Wink Glasses’, esse problema pode ser corrigido.

A primeira tentativa de criar ‘Óculos Piscantes’ foi criado há três anos, sem sucesso, de acordo com um jornal japonês. O mecanismo era muito complexo e implicava muitas adaptações ao utilizador, sobretudo relativamente às dimensões da sua cabeça.

Desta vez, a Masunaga Optical acertou no sistema e até já o colocou no mercado, a um preço que ronda os 300 euros. E já há mais de 50 encomendas, desde outubro, altura em que os Wink Glasses começaram a ser vendidos.

Em destaque

Subir