Economia

OCDE insiste que Portugal inicia retoma económica nos próximos meses

Na análise dos indicadores compósitos de dezembro, a OCDE aponta uma tendência de melhoria ou abrandamento da atividade económica num período entre seis a nove meses, com a particularidade de, pelo nono mês consecutivo, revelarem uma subida nas perspetivas de melhoria da atividade económica em Portugal.

Segundo o organismo, o índice referente à economia portuguesa estão nos 99,50 pontos, quando os 100 pontos são a média para a análise de longo prazo. Também a Irlanda e a Grécia evoluíram nestes indicadores compósitos, com a economia irlandesa a chegar aos 101,42 pontos ao fim de um ano sempre a crescer.

De entre as principais economias da União Europeia, a OCDE refere que Alemanha, Itália e Reino Unido corrigiram, em dezembro, as quedas recentes, enquanto a atividade continua a abrandar em França.

No resto do mundo, os EUA também apresentaram indicadores positivos, enquanto Japão e o Canadá apresentaram uma estabilidade consistente.

Nos BRIC, só o Brasil tem perspetivas de crescimento a breve prazo, enquanto Rússia, Índia e China demonstraram sinais de abrandamento ou estabilização.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir