Tecnologia

O ‘smile’ no Espaço: Veja a foto captada pelo Hubble

selfie de deus 210 Se Deus estiver a sorrir no Espaço, o Hubble apanhou-lhe o retrato, no aglomerado SDSS J1038+4849. Uma das mais recentes imagens captadas pelo telescópio mostra um ‘smile’. Duas galáxias servem de ‘olhos’ e o brilho das mesmas, agravado pela gravidade, compõe o ‘sorriso’.

É a imagem do momento e o perfil humorístico no Twitter que se autointitula de Deus já lhe chamou “selfie”.

Muito lá ao longe, no aglomerado SDSS J1038+4849, duas galáxias parecem formar uma cara sorridente: ou, na gíria da internet, um ‘smile’.

As duas galáxias em causa são os pontos mais brilhantes que, lado a lado, dão a sensação de dois olhos que nos vigiam.

A luz emitida por essas duas galáxias é muito forte, mas não o suficiente para superar o efeito gravitacional. Devido a esta força, a luz parece dispersar-se num anel, a que os cientistas chamam ‘anel de Einstein’ quando resulta num alinhamento exato e simétrico da fonte de luz, da ‘lente cósmica’ (formada pelo efeito da gravidade) e do observador.

É esse anel que dá o formato oval do rosto ao ‘smile’, assim como a linha que compõe o sorriso.

De acordo com os cientistas da NASA e da ESA, as agências espaciais (norte-americana e europeia) que gerem o projeto Hubble, a força gravitacional das duas galáxias é tão intensa que provoca distorções no espaço e no tempo.

A foto do ‘smile’ é apenas uma entre as muitas milhares de imagens capturadas pelo telescópio ao longo destes 25 anos de serviço.

As fotografias podem ser consultadas na base de dados ‘Tesouros secretos do Hubble’, onde a internauta Judy Smith descobriu a imagem do momento.

selfie de deus v2

Em destaque

Subir