Nas Notícias

O que é o crowdfunding?

crowdfundingO crowdfunding é um financiamento colaborativo em rede.

Esta forma de apoio consiste em permitir que qualquer internauta apoie um projeto que necessita de fundos para ser realizado, podendo acompanhar a evolução da campanha de angariação de verbas.

As entidades ou indivíduos que pretendem realizar um projeto recorrem a uma plataforma na internet onde explicam, com o maior detalhe possível, o que pretendem realizar e como será aplicada a verba que solicitam.

Uma campanha de crowdfunding implica ainda a determinação de pelo menos um objetivo em termos financeiros e um prazo para a angariação do dinheiro.

Caso essa meta não seja atingida no final do prazo, o dinheiro é devolvido a quem o doou.

A ética recomenda que quem organiza uma campanha de crowdfunding deve recompensar de alguma forma os doadores. No caso de ser um espetáculo cultural ou desportivo, a doação de um determinado montante pode ter como contrapartida a oferta de bilhetes ou um momento de convívio com quem está envolvido no projeto.

Outro exemplo é a constituição de pequenas empresas (as ‘start-up’), que podem oferecer como contrapartida um produto ou serviço que comercializam.

Também como exemplo, uma iniciativa promovida em Portugal para comprar e angariar detetores de descargas elétricas ofereceu como contrapartidas uma caminhada na serra (com almoço incluído) e visitas regulares à estação meteorológica que iria compilar e analisar os dados recolhidos por esses detetores.

A palavra vem do inglês e resulta da junção de ‘crowd’ (multidão) com ‘funding’ (financiamento).

Em destaque

Subir