Mundo

O ‘professor’ da máfia italiana, procurado há 19 anos, foi detido nos subúrbios de Londres

domenico rancadoreDomenico Rancadore, um chefe da máfia, foi ontem detido nos subúrbios de Londres (Inglaterra). O ‘professor’, como era conhecido, era procurado há 19 anos e, entretanto, fora condenado a sete anos de prisão por associação mafiosa e extorsão, entre outros crimes graves.

As autoridades britânicas detiveram em Uxbridge, nos subúrbios de Londres, um dos mais procurados chefes da máfia italiana: Domenico Rancadore. Conhecido pela alcunha de ‘professor’, estava em fuga há 19 anos e foi detido ao abrigo de um mandado de detenção europeu.

Em 1999, numa altura em que já era fugitivo, Rancadore foi condenado, em Itália, a sete anos de prisão por associação mafiosa e extorsão, para além de outros crimes. A justiça italiana deu como provado que o ‘professor’ herdara do pai a liderança da máfia siciliana Cosa Nostra. O pai, Giuseppe Rancadore, está atualmente preso por ser o chefe da máfia em Trabia, Palermo.

A detenção de Domenico Rancadore, de 64 anos, poderá espoletar uma batalha jurídica. Ontem, no tribunal de Westminster, o juiz Quentin Purdy colocou em causa a validade do mandado de detenção, marcando para hoje uma nova audição.

O ‘professor’ vivia como Marc Skinner, casado e com dois filhos. Nessa segunda identidade, era gerente de uma agência de viagens, embora alegasse ter formação como professor de educação física.

Em destaque

Subir