Ciência

O lado lunar da Lua: NASA capta a face mais distante numa foto

A Lua também tem, citando Carlos Tê e Rui Veloso, um lado lunar. A face mais escondida do satélite da Terra foi agora revelada numa fotografia recolhida pela Épica, uma câmera especial da NASA. A última vez que vimos o lado da Lua mais distante foi em 1959, graças à União Soviética.

O poema de Carlos Tê, tornado popular pela voz de Rui Veloso, fala sobre “o lado lunar” das pessoas, com “poeira de sonhos e ruínas de amor”. Mas sabia que a própria Lua tem um lado lunar?

Isto explica-se porque as inclinações naturais da Terra e da Lua fazem com a visão do satélite natural da terra seja sempre parcial.

Agora, uma câmera especial da NASA, a Épica (no Observatório Climático Espaço Profundo), conseguiu registar fotografias dessa face mais distante e menos vista, numa altura em que a Lua estava iluminada.

“É surpreendente como brilhante é a Terra em comparação com a Lua. O nosso planeta é verdadeiramente um objecto brilhante no espaço escuro, comparando com a superfície lunar”, comentou Adam Szabo, investigador da NASA.

A última vez que vimos o lado lunar foi em 1959, quando a nave soviética Luna 3 enviou esses dados.

As imagens da Épica, obtidas a 16 de julho, foram tiradas a 1,5 milhões de quilómetros da Terra.

Em destaque

Subir