Nas Notícias

O exemplo da Colômbia: “o importante é encontrar o equilíbrio entre a austeridade e o crescimento”

juan m santos colombiaA Colômbia “viveu uma crise parecida com a que se vive em Portugal e na Europa”, por isso o Presidente Juan Manuel Santos sabe o que diz: “o importante é encontrar o equilíbrio entre a austeridade e o crescimento e pôr em marcha as reformas que mereçam confiança”.

A Colômbia já teve dias como o que Juan Manuel Santos viveu hoje em Lisboa, ao começar uma visita de Estado oficial: PIB em queda, desemprego a bater recordes, greves e contestação social. Daí que o Presidente sul-americano tenha uma sugestão para Portugal, tendo-a apresentado ao homólogo português, Cavaco Silva, numa receção em Belém.

“O importante é encontrar o equilíbrio entre a austeridade e o crescimento e pôr em marcha as reformas que mereçam confiança. A confiança é fundamental para os agentes económicos”, afirmou Juan Manuel Santos, convicto de que Portugal tem meios para conseguir sair da crise.

Uma crise que, recordou, tem muito em comum com a de 1999 e 2001, quando o país sul-americano também teve de recorrer a uma ajuda externa. “A Colômbia viveu uma crise parecida com a que se vive em Portugal e na Europa, mas cada país tem as suas circunstâncias particulares”, comentou o Presidente.

Chefe de Estado desde 2002, Juan Manuel Santos afiançou que “os países da América Latina, como a Colômbia”, estão disponíveis para “colaborar nesse processo” de recuperar o crescimento económico no ‘velho continente’, pois “a crise europeia afeta a Colômbia e a América Latina. Por isso, é do nosso interesse poder contribuir, dentro das nossas capacidades, para melhorar a situação económica da Europa”.

Dentro da Europa, o Presidente colombiano reconheceu que o país tem uma estima especial pelos lusitanos: “o interesse da Colômbia por Portugal e o de Portugal pela Colômbia tem crescido. Portugal é um país muito importante, não só a nível comercial mas também nas áreas da educação, cultura, nas artes e na literatura”.

Em destaque

Subir