Cultura

‘O Artista’ vence seis Césares no aquecimento para os Óscares

o_artista_1Parece cada vez mais certo que ‘O Artista’ será o grande vencedor da noite dos Óscares 2012, que decorre este domingo nos Estados Unidos. Depois de três Globos de Ouro e sete prémios ganhos nos BAFTA, desta vez o filme mudo francês foi destaque na cerimónia dos Césares.

Os Césares são os prémios mais reconhecidos do cinema em França. Na cerimónia deste ano, em Paris, esta sexta-feira, ‘O Artista’, de Michael Hazanavicius, foi mais uma vez o grande destaque. Ao todo foram seis as distinções: Melhor Filme, Melhor Actriz (Berenice Bejo), Melhor Realizador (Michael Hazanavicius), Melhor Produtor, Melhor Cenário e Melhor Fotografia. Só ficou mesmo a faltar o César para Jean Dujardin, que perdeu o de Melhor Actor para Omar Sy (‘Os Intocáveis’).

Recorde-se que ‘O Artista’ foi o grande vencedor dos Globos de Ouro, ao conquistar três prémios: Melhor Filme Comédia/Musical, Melhor Actor Comédia/Musical e Melhor Banda Sonora (Saiba mais aqui). Também recentemente, no domingo de dia 12 de Fevereiro, foi o grande destaque dos prémios BAFTA, distinções da Academia Britânica de Cinema e Televisão. Entre as categorias ganhas, destacam-se a de ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Realizador’, ‘Melhor Ator Principal’, Jean Dujardin, e ‘Melhor Argumento’. ‘O Artista’ venceu ainda o prémio para ‘Melhor Banda Sonora’, ‘Melhor Guarda-Roupa’ e ‘Fotografia’. Saiba mais aqui.

O filme mudo francês prepara-se assim para ter mais uma noite de glória nos Óscares deste domingo. Não há quem não aposte na longa-metragem de Michael Hazanavicius para o prémio de Melhor Filme, mas é apenas um dos muitos para que está nomeado, no total são 10.

Mas há quem tenha mais ainda. ‘A Invenção de Hugo’, de Martin Scorcese, parte também como um dos filmes favoritos à conquista de alguns Óscares, estando nomeado para um total de 11.

Em destaque

Subir