Tecnologia

Internet: Quase três milhões de portugueses já acedem via telemóvel

iphoneQuem o diz é a Autoridade Nacional de Comunicações, que revela um aumento substancial de cerca de 14 por cento. Ao todo, são 2,9 milhões de portugueses que já utilizam o telemóvel para aceder à Internet.

O número de utilizadores de banda larga móvel em Portugal está a aumentar consideravelmente. Com o ‘boom’ dos smartphones’, são cada vez mais aqueles que utilizam o telemóvel para navegar na rede.

Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), no último trimestre de 2011, eram já 2,9 milhões que utilizavam o aparelho móvel para aceder à Internet. Este número representa um aumento significativo de 14 por cento em relação a igual período de 2010.

Na área de operadoras de acesso móvel, a TMN continua líder, com uma cota de mercado de cerca de 41 por cento. Seguem-se a Optimus e por último a Vodafone.

Quanto a acesso fixo à Internet, com o aparecimento da fibra, são cada vez mais os utilizadores que estão a aderir à Internet ‘super-sónica’, pese embora o ADSL seja ainda o mais utilizado em Portugal. Ao todo são mais de dois milhões de portugueses que utilizam este serviço, o que representa também um aumento de mais de cinco por cento em relação ao ano anterior.

O mesmo relatório da Anacom revela ainda as receitas feitas pelas operadoras com o serviço de acesso fixo à Internet. No total foram mais de 960 milhões de euros.

Em destaque

Subir