Economia

Números da OCDE: Portugal lançou 12 mil para o desemprego num mês

desemprego2Indicadores da OCDE colocam Portugal em terceiro na lista de países com taxa de desemprego mais elevada. Os números da organização, divulgados nesta terça-feira, indicam que 17,6 por cento da população ativa portuguesa não tinha emprego, em janeiro. Num mês, Portugal criou 12 mil novos desempregados. Espanha e Grécia são os países com pior registo.

Números do desemprego divulgados hoje pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) colocam Portugal no pódio dos países com piores registos. Com 17,6 por cento de desempregados, Portugal ocupa o terceiro lugar dessa tabela.

Estes números da OCDE coincidem com os dados divulgados pelo Eurostat, que apontou exatamente a mesma taxa de desemprego em Portugal, nas suas conclusões relativas ao mesmo mês.

Portugal classifica-se, deste modo, atrás da Espanha (que tem 26,6 por cento de desempregados) e da Grécia (com 27 por cento da população desempregada, de acordo com números relativos a novembro, os mais recentes que a OCDE dispõe, relativamente aos helénicos.

Em janeiro, 942 mil portugueses não tinham emprego, de acordo com aquela organização. A economia nacional destruiu 12 mil empregos, entre dezembro e janeiro, a uma média diária de 387 postos de trabalho por dia.

A alavancar os números do desemprego em Portugal está a taxa de desemprego jovem, que atinge mais de um terço dos jovens portugueses: 38,6 por cento, segundo informa a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, num comunicado tornado público nesta terça-feira.

A média do desemprego jovem na OCDE subiu, sendo que se cifra, em janeiro, nos 16,7 pontos percentuais.

Em destaque

Subir