Apresentações/Novidades

Novo Mercedes Classe A vira compacto desportivo

mercedes classea1Já se sabia que a nova geração do Mercedes Classe A iria romper com o passado e ser o novo compacto de cariz mais desportivo da marca da estrela. E assim vai ser, com os portugueses a descobrirem o modelo a partir do próximo mês de setembro, quando começar a ser comercializado no nosso país.

mercedes classeA04

Muito aguardada, esta terceira geração do Classe A tem evidentes familiaridades com as linhas da ‘irmã mais velha’ Classe C e promete ser uma séria rival do Audi A3 e do BMW Série 1 no segmento dos compactos ‘premium’.

Concebido a partir de uma folha em branco, o novo modelo da Mercedes abandonou o conceito de monovolume utilitário das anteriores gerações, para adoptar um perfil compacto, quase coupé, que disfarça um pouco o facto de possuir cinco portas.

Notória a personalidade deste novo compacto, cuja face dianteira assume um claro cariz desportivo, com a sua pronunciada forma em V e uma grelha completamente diferente a qualquer outro modelo da marca de Estugarda. Toques apelativos para um condutor exigente e que pretende a diferença.

mercedes classeA01

E como compacto de cariz mais desportivo que é, o novo Classe A é também mais baixo, cerca de 18 centímetros, do que o seu antecessor, e maior – o comprimento é agora de 4,292 metros, por 1,780m de largura e 1,433m de altura.

Mas a Mercedes procurou que a sua abrangência de mercado fosse tão vasta quanto a dos seus rivais, razão para as três opções de design e equipamento – Urban, Style e AMG Sport. O mesmo dizer, um leque que vai entre a opção familiar e a mais desportiva possível, com motores a corresponder.

Isto implica também interiores a condizer, adotando materiais de altíssima qualidade, como seria de esperar na marca alemã, onde é dada uma grande importância ao detalhe.

mercedes classeA05

Em termos mecânicos, o Classe A nada fica a dever ao actual C Coupé, pois disponibiliza o sistema start/stop e caixas de seis velocidades, para além da nova transmissão automática de sete velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT.

As motorizações são para já variadas, começando pelos novos blocos a gasolina de 1,6 (115cv) do A 180 e 2,0 litros (156 cv) do A 200 e (211cv) do A250. Depois há três turbodiesel já conhecidos, no A180 CDi (109 cv), no A200 CDi (136 cv) e no A220 CDi (170 cv).

No mercado português a versão de acesso é a A180 CDi, que será proposta a 27 900 euros: Seguem-se o A 200 CDi, a 33 400 euros surgindo no topo a A 220 CDi BlueEfficiency equipada com caixa de velocidades 7G-DCT, proposta a 42 400 euros.

mercedes classeA06

mercedes classeA03

mercedes classeA02

Em destaque

Subir