Nas Notícias

Novo Governo grego provoca a ‘boa’ ansiedade ao presidente da Comissão Europeia

durao_barrosoO novo Governo grego entusiasma a Comissão Europeia, com o presidente Durão Barroso a confessar-se “ansioso” para “trazer de volta à Grécia o crescimento e a criação de emprego”, pois só assim poderá “honrar os compromissos”.

A formação dum Governo com três partidos de tendência pró-memorando agradou à elite política europeia, que agora consolida um discurso de apaziguamento. Depois da pressão e do medo exercida durante a campanha eleitoral, inclusive com as ameaças de cortar os financiamentos europeus (procedimento ilegal perante vários tratados dos 27), os principais dirigentes políticos da União Europeia têm vindo a suavizar o discurso, elogiando o povo helénico por ter ‘sabido’ escolher um Executivo pró-memorando.

Hoje, coube ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, elogiar o “sinal claro da determinação” dos gregos em “honrar os compromissos e permanecer na zona euro”. Por mensagem, Barroso admitiu estar “ansioso para trabalhar novamente com o primeiro-ministro Samaras”, lembrando que o conhece “há muitos anos” e que “está comprometido com o projeto europeu”.

Manifestando a solidariedade de toda Comissão Europeia, que “está com a Grécia e o seu povo”, o presidente pretende continuar “a trabalhar com as autoridades gregas para trazer de volta à Grécia o crescimento e a criação de emprego”.

Em destaque

Subir